CTT emitem selos sobre a Dieta Mediterrânica

Os Correios de Portugal vão emitir esta segunda-feira, 20 de julho, uma série de quatro selos e um bloco alusivos, que reproduzem pratos e alimentos da dieta mediterrânica.

«A dieta mediterrânica é um conceito alimentar que tem tanto de intemporal como de preciso na cronologia da história», escreve Fortunato da Câmara na abertura da pagela divulgadora desta emissão filatélica.

Portugal conseguiu o registo na lista do Património Imaterial da Humanidade da Unesco, da Dieta Mediterrânica, em sezembro de 2013. Conjuntamente com Portugal conseguiram também inscrever o seu nome, em 2013, a Croácia e o Chipre.

Portugal, Croácia e Chipre juntaram-se a Espanha, Marrocos, Itália e Grécia, que já tinham obtido o registo nos bens patrimoniais da Unesco em 2010.

Os dois selos com a taxa de 0,45 euros, porte para o correio doméstico, reproduzem a Sopa de Baldroegas e um prato de Carapaus de Escabeche. Já o selo de 0,72 euros, destinado ao correio para Europa, é ilustrado com o Cozido de Grão com Peras. Por sua vez, o selo de 0,80 euros, para o correio internacional, reproduz Broas de Batata Doce.

O bloco, que inclui um selo com a taxa de 1,80 euros, reproduz uma Caldeirada de Polvo e alguns dos ingredientes utilizados no prato.

As imagens dos pratos que ilustram os selos e o bloco são da responsabilidade do fotógrafo Paulo Bastos e o desenho da emissão é de Folk Design. A emissão completa-se com a pagela, envelope e carimbo de 1º dia de emissão que reproduz duas sardinhas.

CLUBE DE COLECIONADORES DE GAIA COMEMORA 7 ANOS

O dinâmico Clube de Colecionismo de Gaia vai comemorar no próximo sábado, dia 25 de julho, o sétimo aniversário de atividade com um jantar que terá lugar no Restaurante Gaivota, na Avenida da República 1120, em Vila Nova de Gaia.

Em sete anos, o Clube de Colecionadores de Gaia anos já realizou largas dezenas de eventos de filatelia e colecionismo e está a organizar o maior evento filatélico que este ano se vai realizar em Portugal. Trata-se da Exposição Filatélica Nacional e a Inter-Regional, designadas por Gaia-2015 e que vão decorrer 2 a 6 de setembro próximo, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.